Mario Cumbana
Fotografia
Introdução
Mário Cumbana é um artista nascido na província de Inhambane, aos 26 de Setembro de 1988. Passou a sua infância em Inhambane e depois mudou-se para Maputo para continuar com os estudos.
Percurso Artístico
Vem de uma família tradicional com muita influência da cultura chopi. Cresceu num ambiente de muita dança e música. Antes de entrar no mundo das artes visuais, Mário já era bailarino. Por influência da família e por instinto próprio, começou a fazer obras de arte em papelão e outros suportes que tinha acesso. Foi na mesma altura que desenvolveu uma curiosidade pela fotografia e vídeo mais tarde e graças ao seu irmão mais velho ingressa na Escola de artes visuais e daí em diante seguiu com os estudos em arte tendo feito várias formações em cinema, fotografia e uma licenciatura em design. Tem estado a trabalhar em vários projectos culturais, institucionais importantes no país.
Exposições
2020 O QUE PRECISAMOS É AMOR (EU GRAMO DE MIM) – Maputo, Moçambique
Vivemos num mundo em que a aparência física é vista como um elemento muito importante para se ser aceite na sociedade. Há um padrão que foi criado de um ser humano perfeito ou “normal”. A série EU GRAMO DE MIM vem desconstruir essa ideia do que é um ser humano perfeito, e mostrar que NÃO HÁ MAL NENHUM EM ACEITARMOS E SERMOS NÓS PRÓPRIOS.
2019 CONEXÃO 2.0 – Centro Cultural Franco-Moçambicano – Maputo, Moçambique
CONEXÃO 2.0 surge da colaboração entre a dançarina e coreógrafa Rosa Mário, o artista visual Mário Cumbana e o músico Gonga. O projecto CONEXÃO é um projecto artístico, humanista e de cidadania. Consistiu em captar as reacções nas comunidades, mercados e público do grande Maputo da proposta da performance, nomeadamente a redução do ritmo e a presença feminina. A performance multidisciplinar foi constituída por dança, vídeo arte, fotografia e literatura.
2018 COLEÇÃO CRESCENTE – Galeria Kulungwana – Maputo, Moçambique
Reconhecimento
Artigo em O País: Abrir numa nova janela
Artigo em Mbenga: Abrir numa nova janela