Massaka
Gravura
Introdução
Tiago Filipe João Rafael é o nome do artista apelidado na esfera artística por Massaka, nome inspirado no seu Bairro de residência e onde nasceu, no Distrito de Boane, Província de Maputo, Moçambique, no ano de 1993. Aos seus 16 anos em 2010, perdeu a sua mãe em serviço de parto e começou a sentir o gosto pela arte na mesma altura.
Percurso Artístico
Em Manjacaze, concretamente no Posto Administrativo de Macuácua, apareceu-lhe um jovem que o despertou sobre a interpretação de obras artísticas, tendo usado as obras de Malangatana como exercício, e foi ali que iniciou a fase da manifestação do seu talento, onde começou a fazer pequenos rabiscos com intenção de ver algumas obras concretizadas.
Em 2016, inscreveu-se na Escola Nacional de Artes Visuais onde frequentou o curso de Artes Visuais o que garantiu a sua participação no Festival Nacional da Cultura, em Niassa, e na Bienal de Jovens Criadores da CPLP, em Luanda, através de um concurso distrital e provincial.
Em 2019 participou no Seminário Internacional da Cultura que teve lugar na cidade de Maputo com o tema “Cultura Inclusiva”.
Exposições
Workshop de Mosaico, Escola Nacional de Artes Visuais e Mediateca do BCI, Maputo, Moçambique, 2018
Workshop na Casa da Cultura da Cidade de Maputo, Maputo, Moçambique, 2019
Colecção Crescente, KULUNGWANA, Maputo, Moçambique, 2019
Workshop de Mosaico, Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA), Maputo, Moçambique, 2021
Não à Violência, Exposição Colectiva, Núcleo de Arte, Maputo, Moçambique, 2021
A Dor do Parto, Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA), Maputo, Moçambique, 2021
Reconhecimento
Em 2020 conquistou o segundo lugar na modalidade de pintura e pirogravura na VI Mostra Nacional de Jovens Criadores-Mojovem representando a Província de Maputo.