Yassmin Forte
Fotografia
Introdução
Yassmin Forte nasceu em Quelimane, Zambézia em Moçambique em 1980 e vive em Maputo desde 1986. Licenciada em Ciências da Comunicação, Relações Públicas e Jornalismo no Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) em Maputo, trabalha como Especialista em Marketing na Rádio de Moçambique.
Percurso Artístico
Participou do Curso de Fotografia da Zeta Photo em 2011 com o fotógrafo Jorge Almeida. Em 2012 fez o Curso de Fotografia no Centro de Formação Fotográfica. Com 10 anos de experiência profissional em Moçambique, Portugal e Brasil, em contexto urbano e rural. Apaixonada por arte e diversidade cultural, tendo vindo a desenvolver habilidades profissionais como fotógrafa nos últimos 7 anos, já fez curadoria de 6 exposicoes, já participou de 2 Residencias Artisticas CatchupaFactory, São Vicente, Cabo Verde em 2018 e UpCycle/Residência Criativa Audiovisual, Maputo, Moçambique em 2021.
Exposições
Individuais
2021 Identidade das Mulheres, Têxteis e Património Estilo Costeiro em Moçambique – Fortaleza de Maputo (MZ)
Foi feita uma investigação junto as mulheres da Catembe, onde se fez auscultação e fotografia do seu dia a dia e ouvimos as suas histórias em volta da capulana.
2018 KINANI – Inatel (PT)
Exposição fotografia sobre o festival de dança contemporânea kinani.
2017 Mulheres com Pinta – Minerva (MZ)
A ideia do projecto e trazer a tona um preconceito que as mulheres com sardas sofreram e tem sofrido. Foram fotos de retrato de 5 mulheres, com idades diferentes, de olhos abertos e fechados em estúdio com uma maquilhagem de leve para se notarem as sardas!
2012 No Palco – Mediateca BCI (MZ)
Exposição fotografia de vários espectáculos decorridos em Maputo, desde teatro, dança e música, de artistas moçambicanos e internacionais
2012 No Palco 1 – Centro Cultural Franco Moçambicano (MZ)
Um leque maior de fotos sobre vários espectáculos decorridos em Maputo, desde teatro, dança e música, de artistas moçambicanos e internacionais
Colectivas
2021 Av.Samora Machel, N.55 – Fortaleza de Maputo (MZ)
Resultado da, Residência Criativa Áudio Visual Up Cycle, trabalho feito com vários tipos de arquivo, aqui participaram 5 artistas Diogo Bento de Cabo Verde, Atija Assanede Maputo, Luis Santos de Maputo, Lolo Arziki de Cabo Verde e Yassmin Forte de Maputo.
2021 Afrometropolis en Movimentos Barcelona – Centre d Estudis Africans Ineterculturals Barcelona (ES)
Exposição fotográfica de 3fotografas africanas nomeadamente, Ina Makosi de Dakar, Vanessa Mwingira de Dar Es Salm e YassminForte de Maputo, aqui aborda-se a questão da mobilidade nos três países.
2021 De Catchupa para Matapa – Nas grades do CCFM (MZ)
Exposição fotográfica feita com 10fotografos moçambicanos que participaram da Residência Artística Catchupa Factory ao longo das últimas 5 edições, foi uma pequena amostra do trabalho que foi apresentado em Cabo Verde.
2020 Exposição FAMILY MATTERS – Instituto Maputo (MZ)
2020 HOME MUSEUM – Exposição virtual
Museu virtual de vários artistas dos países africanos, este trabalho foi feito durante a pandemia.
2020 EVERYDAY A WOMAN – Online/Joanesburgo (ZA)
Amostra de trabalho de mulheres fotografas Plataforma online, ‘Everyday a Woman‘ criada pela Through The Lens Collective. Nesta plataforma vemos as práticas atuais de fotógrafos pouco ou conhecidos, desde o início até o meio da carreira.
2020 Esculturas – ICMA/Maputo (MZ)
Museu virtual de vários artistas dos países africanos, este trabalho foi feito durante a pandemia.
2020 Amor para Vida – Galeria do Absa/ Maputo (MZ)
Resultado do Workshop da Cooperação Espanhola, Com este trabalho queremos chamar atenção as pessoas, independentemente da sua faixa etária, condição social, nível académico que è preciso amar, amar o próximo, nos dias de hoje estamos todos virados para dentro de nos para os nossos caprichos, para as satisfações temporárias, para as aparências, esquecemo-nos que precisamos uns dos outros, que a atenção, o carinho, o respeito o amor muda tudo, muda-nos e faz-nos melhores do que somos.
2019 Europa em Perspectiva – Fundação Fernando Leite Couto/ Maputo (MZ)
O objectivo desta exposição era de mostrar o olhar de quatro fotógrafos virados para Europa, nomeadamente Filipe Barquinho, Sérgio Santimano e Mauro Pinto.
Nesta pequena mostra, revelaram-se emoções artísticas profundas e perspectivas críticas de grande emotividade.
2018 KINANI através da lente – Instituto de Camões/ Maputo (MZ)
Exposição sobre o Festival de Dança Contemporânea Kinani de 2009 a 2017, aqui temos fotógrafos Funcho, Tomas Cumbana, Mauro Vombe, Adiodato Gomes, Emidio Jozine e Jorge Almeida.
2018 Crianças: um olhar hoje com olhos no amanhã – Galeria do BCI/ Maputo (MZ)
Exposição feita com o tema crianças sobre o olha de vários fotógrafos, Emido Josine, Vladmir de Sousa e Yassmin Forte.
2018 Identidade – São Vicente (CV)
Resultado da Residência Artística Catchupa Factory, Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objectos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.
Reconhecimento
2019 Vencedora Prémio Mozal Artes e Cultura (Categoria Fotografia), Moçambique
2018 1º Lugar no Concurso “Inclusão na Diversidade”, Porto-Portugal
2016 2º Lugar no Concurso “Belas Artes” do Banco de Moçambique
2013 2º Lugar no Concurso “Belas Artes” do Banco de Moçambique